Fonoaudiologia na criança com atraso na fala - Benefícios e orientações aos pais!

Sem dúvida, uma das maiores alegrias de uma mãe e de um pai, é ouvir pela primeira vez as palavras "mamãe" e "papai". As primeiras palavras de uma criança nunca serão esquecidas. Mas e quando esse momento não chega? E quando você vê outras crianças se desenvolvendo na fala, enquanto o seu filho ainda não forma uma palavra? Com toda a certeza não é um momento fácil, mas não se preocupe, pois há muito o que fazer para resolver ou melhorar essa situação. E é por isso que vamos abordar um tema tão importante: a fonoaudiologia na criança com atraso na fala.
Certamente, cada criança aprende e se desenvolve no seu próprio ritmo. Algo nada saudável é fazer, a todo momento, comparações entre uma criança e outra. Contudo, os pais precisam observar o quão distante está o desenvolvimento dos filhos, de acordo com a faixa etária.
É preciso conhecer os sinais de que o seu filho não está tendo o mesmo desenvolvimento na fala, que outras crianças na idade dele já tem.
Em muitos casos, os atrasos na fala não são sérios e a criança pode alcançar todo o potencial na fala, principalmente se receber um tratamento precoce com o fonoaudiólogo.
Principais causas para o atraso na fala da criança
Um atraso na capacidade de falar pode ocorrer por diversos motivos. Conheça os mais comuns:
- Problemas na língua ou céu da boca, que gera uma dificuldade para a criança formas sons e palavras;
- Dificuldade de audição, muitas vezes causada por constantes infecções de ouvido;
- Dificuldade de aprendizagem;
- Transtornos de desenvolvimento, como por exemplo o autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down e limitações cognitivas;
A Fonoaudiologia na criança com atraso na fala
Para o tratamento correto, é fundamental a avaliação de um fonoaudiólogo especializado em atendimento infantil, mais especificamente em atraso na fala.
O profissional vai estudar a maneira como o seu filho se expressa. Por exemplo, o que a criança entende, quais são as outras maneiras usadas para que ele consiga transmitir os pensamentos (gestos, acenos de cabeça) e o que consegue dizer.
Caso seja identificado o atraso, a criança precisará fazer a terapia da fala.
A fonoaudiologia na criança com atraso na fala vai ajudar de diferentes maneiras, dependendo da faixa etária. De uma forma geral, a criança vai:
- Pronunciar palavras e sons;
- Formar frases curtas;
- Identificar as partes do corpo;
- Nas crianças maiores - Frases com cerca de 5 palavras, uso de plurais, contar sobre o que fizeram no dia e fazer perguntas como "Por quê?".
Além disso, as sessões de fonoaudiologia vão fortalecer os músculos da boca e do rosto.
O que os pais podem fazer pelo filho?
Se o seu filho tiver um atraso na fala, a primeira atitude deverá ser procurar um profissional especialista, para dar início à fonoaudiologia na criança com atraso na fala.
Mas o papel dos pais vai além de procurar tratamento para o filho. Os pais, na verdade, terão uma grande responsabilidade nos resultados obtidos através desse tratamento, pois terão que estimular diariamente a fala e a linguagem da criança.
Em seguida, confira como proceder:
- Fale com a criança durante todo o dia;
- Sempre que possível aponte objetos e sons, aonde quer que vocês estejam, podendo ser em casa, no supermercado ou no carro por exemplo;
- Leia diariamente para seu filho;
- Não adiante a resposta. É importante deixar a criança falar;
- Brinque muito com a criança. Dê preferência para as brincadeiras mais antigas, como por exemplo, correr, fazer mímicas etc;
- Não cobre da criança uma fala perfeita. Faça com que esse processo do início da formação de palavras e frases seja algo leve e divertido, pois caso se torne algo estressante para seu filho, o desenvolvimento poderá ser prejudicado;
- Coloque em prática tudo o que for orientado pelo fonoaudiólogo.