• (21) 99885-3600 (Seg à Sex) / (21) 3311-5061 / (21) 99581-8283 (finais de semana)
  • contato@reabilitahome.com.br

AVC em idosos - Confira dicas para uma melhor recuperação!

AVC em idosos

Se você acessou este artigo sobre AVC em idosos, é porque provavelmente tem um idoso em sua família ou no ciclo de pessoas em que convive, que precisa se recuperar após ter sofrido um AVC isquêmico ou hemorrágico.

Por mais que este seja um momento difícil, temos uma boa notícia para lhe dar: É possível sim, que o idoso com AVC tenha uma recuperação eficiente, tranquila e confortável. E que além disso, ele possa ter mais chances de seguir a vida ao lado de seus entes queridos.

Contudo, para que isso aconteça, é fundamental se atentar à todos os pontos importantes para uma boa reabilitação do paciente.

Tratamento para AVC em idosos

Alguns fatores podem provocar o acidente vascular cerebral, em pessoas de diversas faixas etárias. Contudo, o AVC em idosos é o mais comum de acontecer.

A limitação dos movimentos que geralmente ocorre em um dos lados do corpo, a dificuldade em articular bem as palavras, a confusão mental e a alteração visual são algumas das sequelas do avc no idoso.

Mas além das consequências físicas, podem haver prejuízos à boa saúde mental do paciente, principalmente no idoso acamado com AVC.

A depressão que já é comum em uma parcela dos idosos, se torna mais presente após o AVC, o que requer cuidados ainda mais acentuados dos familiares, que precisam mostrar ao idoso, que é possível se reintegrar não somente à família, mas também às atividades do cotidiano.

Além dos prejuízos causados pela patologia, os pacientes nessa faixa etária apresentam maior dificuldade de locomoção. Devido à isso, a fisioterapia domiciliar é a opção ideal.

Outros profissionais, além do fisioterapeuta, podem ser essenciais na reabilitação do paciente, como por exemplo, um fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, enfermeiro e/ou cuidadores de idosos em tempo integral.

Dicas de como cuidar de um idoso com AVC

AVC no idoso fisioterapia domiciliar

Separamos algumas dicas e cuidados importantes, que serão imprescindíveis no tratamento de AVC em idosos. Confira em seguida.

  • Fuja das "bolinhas para apertar" - Existe um costume antigo, onde muitas famílias na tentativa de ajudar o idoso, compram as já conhecidas "bolinhas para apertar", mas não sabem que na verdade isso piora a espasticidade;
  • Dê preferência para a fisioterapia domiciliar - O tratamento fisioterápico é essencial para o restabelecimento da saúde do idoso. Contudo, pelo fato da idade avançada, é preciso que a família ofereça todos os recursos para que o idoso tenha conforto e se sinta acolhido no ambiente familiar. Por isso, o ideal é que as sessões de fisioterapia sejam realizadas em casa, por um profissional habilitado;
  • Abordagem pelo lado da lesão - Muitos pacientes tendem a negligenciar o membro superior que foi comprometido pelo AVC, muitas vezes com pouco movimento ou paralisado. O familiar e/ou cuidador deverá sempre que possível, estimular todos os afazeres por esse lado;
  • Mudança dos hábitos de vida - Todo momento é o momento certo para implementar práticas mais saudáveis. Insira uma alimentação livre de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. Essa é uma das melhores formas de prevenir e controlar doenças como diabetes e hipertensão, que estão muitas vezes associadas ao acidente vascular cerebral em pessoas de idade avançada.

A fisioterapia domiciliar e o AVC em idosos

null

O tratamento domiciliar para AVC no idoso é o mais indicado. Pois dessa forma, o paciente poderá ser tratado no seu ambiente familiar.

Além disso, será poupado de ter que se locomover até uma clínica de fisioterapia. Até porque em alguns casos, o idoso não consegue se movimentar bem.

Como mencionamos, essa é uma fase delicada, onde o mais indicado é que a reabilitação se dê de uma forma tranquila para o paciente.

AMOSTRA DO SITE - Alugue um site pronto por apenas R$ 50/mês na Loguei.com Saiba mais
Site criado na Loguei.com